Chōyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi 超訳百人一首 うた恋い


A animação desta vez é Chōyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi  超訳百人一首 うた恋い, baseado em uma coleção de 100 poemas românticos que são usados em tradicionais jogos de cartas e memória no Japão. As histórias acontecem em uma interpretação muito liberal da antologia de poemas Hyakunin Isshu, tais como Murasaki Shikibu, de Os contos de Genji, entre outros.
O que é importante ao se ver Chōyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi  超訳百人一首 うた恋い é estar de bem com a vida.  A maioria dos "contos" (divididos em episódios) são tristes. Muitos amores que não deram certo... É natural, acreditamos, que o espectador fique um tanto chateado, mesmo se for alguém com bom humor. Imagine se estiver com problemas... E, há situações um tanto quanto curiosas da cultura japonesa, como a questão do curte de cabelo ou mostrar o rosto.

Do ponto de vista estético, os personagens são visualmente lindos. Tanto masculinos como femininos. As mulheres, inclusive, apresentam um desenho com aquela maquiagem clássica oriental. O desenho das roupas - especialmente os quimonos femininos - são deslumbrantes. Dá vontade de ter um. Pena que aquelas roupas são muito caras no Brasil.
Uma peculiaridade é uma linha de traço forte (ao estilo Padrinhos Mágicos), no desenho dos personagens. E os cenários são bonitos, já que há muita cena com jardins. Há um estilo semelhante a pintura... E também no episódio seis há uma certa tirada de sarro da história até então, quebrando o tom de seriedade do título.

Fica um outro registro. Ao término da animação, dá uma certa vontade de conhecer os tais poemas. Inclusive, um certo interesse em conhecermos os nossos próprios poemas. Chōyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi  超訳百人一首 うた恋い também tem um mangá  de 2010. 
O anime é de 2012. Assim, como todos estes apontamentos, vale assistir ao título, mesmo que muitos episódios tenham argumentos um tanto quanto melancólicos. Anos atrás estava na base do Crunchyroll. Mas, como hoje não está mais, vale a pena acompanhar em algum fansub (fansubber).

Postar um comentário

0 Comentários