Os Cavaleiros do Zodíaco — A Lenda do Santuário 映画『聖闘士星矢 Legend of Sanctuary

Agora em 2022, muito tem-se falado da série animada em CG de Saint Seiya, mas a verdade é que o primeiro título totalmente feito em computação gráfica foi Os Cavaleiros do Zodíaco — A Lenda do Santuário 映画『聖闘士星矢 Legend of Sanctuary. O título pode  ser visto em fansubbers (fansubs) ou eventualmente quando é exibido na tv paga.
A base da história é o mangá e não o anime. Tanto que o mestre do Hyoga é o Camus. A passagem por algumas das 12 casas foram eliminadas, dando mais agilidade ao longa-metragem. A Saori não é inútil, o que é muito bom. O autor atualizou um pouco o conceito da personagem. A figura que mudou bastante, mas que ficou engraçada - beirando o ridículo - foi Máscara da Morte, que canta uma musiquinha tosca e parece Jack Sparrow de Piratas do Caribe ao gesticular.
Apesar de ter se tornado controverso por ser mulher - e no original é homem - , a amazona Miro é muito bonita. Um ponto comum da história é que o Seiya continua Seiya - tonto em alguns momentos. Porém, também não há mais um "Seiya e os outros". Todos os quatro: Seiya, Hyoga, Shiryu e Shun são relativamente iguais. Inclusive, o Shun do filme não é andrógeno, beirando ser até mesmo galante.
O anime poderia ter sido, perfeitamente, exibido em 3D no Japão. O visual é deslumbrante, um tanto diferente das imagens veiculadas inicialmente. Cenas inteiras teriam ficado geniais com este tipo de exibição.
Os Cavaleiros do Zodíaco — A Lenda do Santuário 映画『聖闘士星矢 Legend of Sanctuary é um dos melhores, quiçá melhor filme da obra até o momento. Os furos foram bem amarrados e mesmo com as alterações, continua a ser Saint Seiya.
O argumento ficou bom - em relação a diversos outros animes - e a produção técnica agradável. Quem sabe, os efeitos de Cavaleiros do Zodíaco Omega - cuja 1ª temporada é boa, mas a 2ª é terrível - possam ter deixado rastros irremediáveis a este filme. Pois, aos apreciadores da história de Masami Kurumada, não há o que reclamar. Porque no final, a essência continua lá, como há 28 anos, quando o anime estreou na televisão brasileira.

Postar um comentário

0 Comentários