O
nascer da lua ou Moonrise ムーンライズ é um
anime original para o streaming coproduzido e veiculado pelo Netflix. O título
estreou de uma vez só com seus 18 episódios em abril deste ano. A direção e
composição do título é de Masashi Koizuka. Ele e Tomomi Kawaguchi escreveram
este verdadeira “bomba”.
O que
chega a ser absolutamente surreal duas figuras experientes fazerem um trabalho
tão confuso e bagunçado. Koizuka atuou sendo um dos diretores de Attack on
Titan. Já Kawaguchi trabalhou em diversos episódios de Spy x Family e também de
Attack on Titan. Só que ambos pareceram poucos inspirados ao fazer O nascer da
lua.
A
história traz Um mundo dominado por uma inteligência artificial. A Lua fora
colonizada, só que os habitantes locais querem se liberar do julgo da Terra. E
Jack era um destes habitantes que vai parar na Terra, se torna um terráqueo,
mas tem que voltar à Lua contra uma rebelião.
A gente
tentou resumir de grosso modo a história. Só que tudo isso é mostrado com tanto
vai e vem de flashbacks, com todos personagens novos, tantas motivações novas
que o conjunto do todo simplesmente ficou muito bagunçado. Nem parecia que
tinha um diretor principal. O argumento deve ter sido muito bom para o Netflix
ter aprovado esta história.
Porque claramente o anime tem problemas em dois pontos cruciais: direção e roteiro. Tudo começa muito sério, daí muitas cenas apresentam “gags” absolutamente sem graça, sem alma, aparentando estar ali porque alguma alguém achou que ficaria bom. Não ficou. Fora os personagens sem carisma e com um tom que parece ser de amizade forçada.
O título pareceu querer fazer homenagem a Total Recall (O vingador do futuro) , Blade Runner e Exterminador do Futuro. Só que tudo isso ficou muito malamanhado. Foi uma sofrência assistir a um anime com tanto problema de roteiro, direção e continuidade. Até a dublagem tem um jeito meio “tom pastel”.
O nascer da lua é aquele típico anime que deve ser assistido especialmente por quem quer trabalhar com animação. Um exemplo de tudo o que NÃO deve ser feito. Para não dizer que foi tudo fuleiro, o desenho de personagens é bom. E cenários. O Netflix deveria gastar seu dinheiro com as continuações necessárias de outros títulos, como Komi can´t communicate.
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