Maison Ikkoku

Maison Ikkoku めぞん一刻 é um dos grandes títulos dos anos 80 de Rumiko Takahashi. Muitos espectadores conhecem a autora por seus trabalhos em Ranma ½, InuYasha e agora pela releitura de Urusei Yatsura. Contudo, Maison Ikkoku foi o segundo grande mangá/ anime da autora que chegou às TVs japonesas naquela década.

Mesmo com seus quase 40 anos, a obra ainda é um grato anime de romance e comédia. A história acontece em uma pensão chamada Ikkoku, com alguns inquilinos muito sem noção do bom senso. Um deles é o jovem Godai, que estava estudando para entrar na faculdade. Por todos eles serem intragáveis, acontece uma mudança de administração.


 A gerente do espaço passa a ser Kioko. Por incrível que pareça, ela até consegue lidar com os inquilinos bagunceiros. Ao longo da história, existe um crescente desenvolvimento na relação de Kyko e Godai. O rapaz consegue entrar na faculdade, mas não leva muito a sério. Só que Kyko demonstra claramente querer uma relação mais segura na vida. Ela é poucos anos mais velha que Godai.

Maison Ikkoku é um josei que, visto hoje, parece bem revolucionário tanto para a época como para hoje por motivos diferentes. Isso porque, como apontamos, Kyoko é mais valha que o mocinho da história. Além disso, o que poderia ser corriqueiro e normal para a época, hoje aos olhos ocidentais de quase 40 anos depois tornou-se um ponto curioso. 


Kyoko desejava ser somente dona-de-casa. Não tinha outras ambições. O que para algumas pessoas poderia ser visto como um ato de subserviência, também pode ser um ato de feminismo forte. Era o que ela queria. Era onde Kyoko queria fazer e estar. Ser somente uma dona-de-casa. Sem nenhuma vergonha ou drama neste sentido.

Pela distância temporal, alguns espectadores jovens podem não saber o que são alguns equipamentos da época como orelhões, fichas telefônicas e os gravadores. Além de parecer incompreensível a dificuldade de ligar e conseguir encontrar alguém algumas décadas atrás.

Lançado em 1986, o anime teve 96 episódios  e alguns OVAs. Absolutamente tudo está disponível somente em fansubs (fansubbers). Apesar de ter muita comédia, especialmente por conta dos vizinhos de Godai na pensão, Maison Ikkoku é, antes de qualquer coisa, um drama de relações humanas e relações entre o que cada um deseja de um relacionamento amoroso.

Vale frisar todas as músicas de aberturas e encerramentos são excelentes.

Postar um comentário

1 Comentários