Yu Yu Hakusho


ATUALIZADO EM 22/12/2023: A serie live action já está disponível no Netflix. O anime também está disponível no Crunchyroll, mas somente na versão japonesa. A brilhante dublagem em português, somente em fansubbers.

Muitos jovens deste século podem não ter noção do impacto que o anime Yu Yu Hakusho 白書 teve na época que veio ao Brasil. Talvez tenha sido, de fato, o grande sucessor comercial de Cavaleiros do Zodíaco.

É baseado no mangá de mesmo título de Yoshihiro Togashi, o mesmo de Hunter x Hunter. Chegou a televisão brasileira em 1997 na extinta Rede Manchete. Anos depois foi exibido em outras emissoras como Cartoon Network, Bandeirantes, PlayTV. Tambe´m recebeu houve alguns longas-metragens, típicos de animes de sucesso.

A história é sobre o Yusuke Urameshi, um péssimo aluno, safado e brigão que, ao salvar um garoto, morre. Ele fica pouco tempo morto. Ele acaba voltando para fazer alguns servicinhos para Koema, o senhor do mundo sobrenatural. Ao longo da história, ele e os demais companheiros Kazuma Kuwabara, Kurama/ Youko, Hiei, Botan acabam participando de torneios e lutas diversas.

Yu Yu Hakusho é um típico shonen dos anos 90. Tem muita luta e é engraçado. É esteticamente bonito e com uma animação muito bem feita para a época, quiçá ainda hoje. As músicas de aberturas e encerramentos são facilmente lembradas pelos otakus mais velhos e talvez os mais novos nem saibam que gostam de alguma música de Yu Yu.

Salta aos ouvidos o trabalho extraordinário de tradução e adaptação da dublagem. O que se vê muito hoje nas versões brasileiras como gírias e piadas cotidianas foi muito usada na ocasião como gritos de torcida e expressões tipicamente nacionais como “chupa cabra”, “dane-se o mundo que não me chamo Raimundo” entre tantas outras. Todos os dubladores fizeram excelentes trabalhos.

Por ser um anime dos anos 90 feito pelo um homem médio japonês, há um pouco que machismo para os padrões atuais, em que as mulheres, na visão do protagonista, deveriam ser meigas a serem protegidas.

Mas, mesmo com este pequeno senão, tudo funciona bem no anime. Inclusive, os vilões memoráveis da história como os irmãos Toguro e todos os outros do torneio das trevas. E curiosamente, Yu Yu Hakusho trouxe um dos primeiros casais gays vistos no Brasil: Itsuki e Sensui. Além de ser o primeiro a nos apresentar ao universo dos youkais, figuras folclóricas tão comuns hoje aos espectadores brasileiros.

É possível dizer que mesmo depois de trinta anos do lançamento no Japão e 25 anos no Brasil, as aventuras de Yusuke e os companheiros ainda reverbera no universo dos animes. Tanto que o streaming Netflix lançará uma versão live action este ano. Vale a pena dar uma conferida no mangá lançado no Brasil pela JBC ou no anime disponível via fansub (fansubbers).

Postar um comentário

0 Comentários