THE FIRST SLAM DUNK

 


THE FIRST SLAM DUNK é um longa-metragem que estreia nos cinemas brasileiros em 03 de agosto. O título é dirigido e  escrito  por Takehiko  Inoue, o autor original do mangá Slam  Dunk. Este é um fato um tanto curioso da produção, pois é raro os mangakás se envolverem diretamente nas produções dos animes baseados em suas obras. A classificação indicative é de 12 anos. Mas, salvo uma fala ou outra, o filme pode ser visto por crianças com 10 anos. O que talvez canse aos mais jovens são as duas horas de produção.

Antes de partirmos para uma breve sinopse, cabe alguns apontamentos sobre THE FIRST SLAM DUNK. Apesar deste filme ter sido lançado no ano passado no Japão, não tem nenhuma outra produção recente. Não é “modinha” como outros animes que chegam aos nossos cinemas. Foi uma aposta curiosa da distribuidora Cinecolor. Fora isso, THE FIRST SLAM DUNK pode facilmente ser visto por espectadores que nada conhecem da história.

Na história, o  armador  base  de  Shohoku,  Ryota  Miyagi,  sempre  joga  com  inteligência  e  a velocidade  de  um  raio,  correndo  em  círculos  ao  redor  de  seus  oponentes  enquanto  finge serenidade. Nascido  e  criado  em  Okinawa,  Ryota  tem  um  irmão  três  anos  mais  velhos. Seguindo os  passos  de  seu irmão mais  velho,  que  foi  um  famoso  jogador local desde  muito jovem, Ryota também se viciou  em  basquete.

Em seu segundo  ano  do ensino  médio, Ryota joga no time de basquete da escola Shohoku junto com Sakuragi, Rukawa, Akagi e Mitsui para entrar na quadra do Campeonato Nacional Interescolar. E agora, eles estão prestes a desafiar os atuais campeões, a escola Sannoh Kogyo.   

Cabe apontar que toda a produção possui um visual realmente estiloso. Tanto pelos desenhos de personagens quando outras partes. Há algumas passagens em computação gráfica. Mas, o CG não deixou o anime artificial – como o anime mais recente de Cavaleiros do Zodíaco – e sim deu um tom esteticamente curioso e agradável.

A animação chega às salas em versão legendada e também dublada. As vozes brasileiras são boas, contudo, não conseguimos apontar grandes outros trabalhos dos artistas de THE FIRST SLAM DUNK. Foram boas dublagens, porém, nada excepcionais.

Assistir a THE FIRST SLAM DUNK no cinema pode ser uma experiência bem interessante. Especialmente porque em dado momento, a gente esquece que é um filme e passa a achar que é uma partida de basquete, dada a dramaticidade.

Cabe lembramos que a versão em mangá foi publicada duas vezes no Brasil. Em 2005, pela Conrad, em versão tankobon. De 2016 a agosto de 2020, a obra foi relançada pela Editora Panini em formato kanzenban com 24 edições.    

 

Postar um comentário

0 Comentários