Itazura na Kiss (Itakiss)

 

Itazura na Kiss イタズラなKiss ou simplesmente Itakiss é um anime shoujo que finalmente está disponível no Brasil pela nova plataforma  Anime Onegai. O título está em versão original com legendas, mas também com dublagem em espanhol. Por conta desta dublagem, percebemos que o anime também é conhecido como Beijo Travesso na América Latina.

O desenho animado japonês  tem 25 episódios lançados em 2008 é é baseado no mangá – lançado entre 1990 a 1999 - de mesmo título da autora Kaoru Tada.  Aqui fica um registro curioso: a autora faleceu antes de terminar a HQ. Talvez por este motivo tenha havido uma demora de quase uma década para se fazer a animação.

Na história, temos a jovem estudante Kotoko Aihara que é completamente apaixonada por Naoki Irie. O rapaz é o bonitão da escola e por quem todas as garotas são apaixonadas. Kotoko entrega uma carta de amor para ele, mas é completamente rejeitada. Devido a diversas situações, a jovem acaba realmente ficando com o moço, inclusive casando com ele.

Quando lemos a sinopse de itakiss, parece uma história legal de ser vista. Por muitos momentos até é. Especialmente as espectadoras podem ficar divididas entre gostar ou na da protagonista. Isso porque no mesmo passo que Kotoko é simplática, irrita demais a subserviência da jovem.

Kotoko é tão apaixonada que na maioria das vezes não se importa em ser tratada como capacho por Irie. Quando achamos que o rapaz vai mudar o comportamento dele ao longo da história, acabamos percebendo que não é bem assim. Irie é um perfeito exemplar de machista arrogante.

E aqui ficam alguns pontos importantes. Itakiss foi feito nos anos 1990. Até poderíamos pensar que é um produto de uma geração. Mas, quando vemos outras obras da mesma época e até mesmo antes, percebemos que não tem a ver exatamente com a geração. Histórias como Sailor Moon e Fushigi Yuugi até têm heroínas bobas. Mas, os pares não são estúpidos como Irie. Até mesmo Maison Ikkoku, que não é shoujo, mas tem uma pegada feminina, com uma personagem cuja ambição é ser dona-de-casa, não é incômodo assim. Isso porque o protagonita (Godai) mostra o valor dele.

E é isso que Irie NÃO mostra:  valor. Chega a ser difícil acreditar que foi uma mulher quem escreveu esta história. Irie teria tudo para entrar para o rol dos “bonitões que se acham, mas que valem a pena”, como o Tomoe de KamisamaHajimemashita, Hotohori de Fushigi Yuugi ou recentemente o Sesshoumaru de InuYasha/ Yashahime. Teria mas, até onde nos lembramos, não é e nunca está em listas do estilo.

Os comportamentos de Irie são inaceitáveis. Inclusive, de praticamente todos os personagens jovens de Itakiss. Só os pais se salvam. Todos os rapazes jovens são intragáveis. Contudo, mais intragáveis ainda são as moças que aceitam serem tratadas como “resto” nesta história. Existe inclusive, agressão física, que parece normalizada na obra. O que, quem sabe, poderia ser aceitável no Japão daquela época, é praticamente impossível de imaginar em um shoujo atual.

Itakiss tem alguns altos por conta da simpatia da protagonista e suas amigas. Mas, tem muito mais “baixos” por conta dos relacionamentos tóxicos, abusivos. Notícias da época dão conta que o final do anime foi feito conforme a vontade da autora. Uma pena que Kaoru Tada tenha partido deixando um desserviço tão grande. Mesmo comparado a outras autoras da mesma geração.

O anime foi o primeiro que assistimos no streaming Anime Onegai. Como a plataforma chegou recentemente, há muitas coisas a melhorar  no serviço. Mesmo assim conseguimos assistir a Itakiss em uma boa versão dublada em espanhol, cuja tradução e falas são bem fáceis de serem entendidas.

Postar um comentário

0 Comentários