A editora JBC lançou há pouco tempo, o mangá FOBIA. De Katsunori Hara (texto) e Yukiko Goto (desenhos), o título tem o formato de 15,0 x 21,0 cm e, apesar de não ter nada escrito na capa, o mangá tem classificação etária de 18 anos. A informação está minúscula no código de barras, o que, de certa forma, poderia trazer problemas à editora caso algum “responsável” encrenqueiro pegasse a obra das mãos de um adolescente.
FOBIA é uma coletânea de histórias com o peculiar terror japonês. Algumas tramas têm alguma violência física, mas a maioria traz situações psicológicas que podem causar algum pavor. Não chegar a serem o tipo de histórias que fazem o leitor perder o sono.
Mas, algumas causam um bom desconforto como o capítulo 3: Altura. Certamente, traz um gosto amargo para nós, mulheres. Afinal, aponta a insensibilidade que muitos homens têm e é justamente por isso que causa desconforto, porque não é mera ficção. Traz o "prazer" que muitos deles serem em ver o sofrimento das mulheres.
O ideal é ler este mangá em horário vespertino, caso a pessoa tenha sensibilidade maior. Ler à noite pode ocasionar em sono perturbado. FOBIA é um bom mangá para quem gosta do gênero terror / horror japonês. E deixamos claro que é terror / horror japonês, porque o estilo nipônico é bem diferente do que vemos normalmente no ocidente.
0 Comentários