Ōoku – por dentro do castelo



ATENÇÃO: classificação indicativa: 18 anos.

Ōoku - por dentro do castelo  大奥 é um anime histórico lançado em junho deste ano no streaming Netflix. É baseado no mangá de mesmo título de Fumi Yoshinaga. Antes deste anime, a obra ganhou três filmes live action entre 2010 e 2012. Infelizmente, ao que constatamos, nenhum destes filmes se encontra disponíveis em outros streamings.

A história traz o Japão da Era do Xogunato Tokugawa com um grave problema social. Uma epidemia mata mais da metade da população masculina. As mulheres assumem diversos papéis sociais que antes eram ocupados pelos homens. Tokugawa Iemitsu, o terceiro xogum  de sua Era, na verdade era uma mulher.

Em seu palácio havia uma ala Ōoku. Em outrora, Ōoku era um local ocupado pela concubinas dos xoguns.  Mas, com papéis invertidos, agora este ala era ocupada por homens. Diversas intrigas acontecem na ala Ōoku, além de decisões importantes que afetam toda a sociedade japonesa.

Esta história é muito bem escrita. Faz-nos pensar qual o limite de uma pessoa boa, que o limear para que o coração se obcureça pode ser muito tênue. Cabe apontar que há episódios que podem ocasionar em gatilhos com situações tão pesadas.

Apesar da parte ficciosa, em que as mulheres governaram o Japão, fatos históricos realmente ocorreram. Um deles foi a dinastia Xogunato Tokugawa. Iemitsu realmente existiu. Porém, era um homem. E a ala Ōoku também realmente existiu e ali ficavam as concumbinas dos soberanos.

Os desenhos dos diversos personagens são primorosos, e as cores dos figurinos muito vivas. A sonoplastia, músicas e silêncios ocorrem em momentos muito corretos, o que demonstra uma direção bem coerente do experiente Noriyuki Abe. Também causou uma boa sensação o trabalho de Rika Takasugi, que fez a composição da produção, com este que é seu primeiro grande título.

Ōoku – por dentro do castelo é acertadamente um anime cuja classificação é etária é 18 anos. Isso porque há cenas de violência e sexo. Com o espectador sabendo da possibilidade de gatilhos, o anime merece muito ser assistido. Vimos a versão dublada, que é boa, porém, nada espetacular.

 

Postar um comentário

0 Comentários