Thermae Romae Novae

 


Thermae Romae Novae  テルマエ・ロマエ ノヴァエ é um daqueles casos bem curiosos que tomaram viva no universo do entretenimento. Apesar do Netflix ter colocado na descrição apenas Thermae Romae, é importante escrever o título inteiro. Isso porque a obra da autora Mari Yamazaki ganhou uma pequena série de TV com três episódios, dois filmes e esta obra a qual citamos que está no Netflix.

Chamado de ONA (animação feita originalmente para a internet), Thermae Romae Novae foi lançado em 2022 e tem 11 episódios. A composição da série foi da própria autora. A classificação indicativa é de 14 anos. Mas, provavelmente é apenas porque as pessoas andam nuas. Não tem nada demais, já que nem bumbum aparece direito.

E o motivo para estarem pelados, especialmente os homens, é porque a história acontece em termas. Lucius Modestus é um arquiteto de termas do Império Romano.  Ao fazer seu trabalho, sempre acontece algo inusitado que o faz viajar no tempo e ir para o Japão de diversas eras e lugares diferentes. Lucius fica encantado com aquele povo de “rostos retos” e sua paixão por banhos e termas. E o quanto este povo tem ideias boas para os banhos, sejam públicos ou privados. Lucius sempre retorna levando novas ideias ao Império Romano, especialmente para o imperador.

Thermae Romae Novae consegue unir a História de duas culturas muito diferentes em tempo e espaço, mas unidas pelo amor ao banho. Ao final de cada episódio, temos uma pequena participação da autora apresentando diversas termas e suas inspirações para fazer a história. Mari Yamazaki mostra claramente que inspirações podem ser conseguidas de diversas maneiras, especialmente fora das bolhas da internet e redes sociais.

A produção foi muito bem feita, trazendo uma excelente diferenciação de desenho para o mundo romano e mundo nipônico. Mesmo com a diferença de traços, visualmente é possível identificar que Thermae Romae Novae é um anime.

A dublagem brasileira é muito boa e vale muito assistir em nossa língua. Imaginamos o quão difícil deve ter sido para Marcelo Garcia, que precisa falar latim em diversas cenas. Anime de primeira qualidade para ser maratonado.

Postar um comentário

0 Comentários