Kotaro vai morar sozinho コタローは1人暮らし é um dos animes mais bonitos lançados nos últimos anos. E também um dos mais tristes. Baseado no mangá homônimo de Mami Tsumura, o título tem dez episódios e está disponível no Netflix em versão legendada e dublada.
A história traz Kotaro, uma criança que vai morar sozinha em um residencial típico japonês. É um studio pequeno, sem banheiro para tomar banho e com vizinhos atarefados. Um destes vizinhos é IsamuTamaru. Ele acha muito estranho um garotinho morar sozinho e meio que cuida de Kotaro. O jovem é bem independente para a idade.
Inclusive a gente fica sem entender nos dois primeiros episódios como isso seria possível. Mas, logo as coisas vão tomando forma do porquê o garoto não tem adultos por perto. E porque Kotaro é tão perspicaz em tantos assuntos. Diferente de uma animação da Pixar, por exemplo, o anime não é feito de maneira carregada emocionalmente, levando as pessoas a chorarem.
Só que o título foi produzido com tamanha leveda que sim, a gente acaba chorando. Mas, não é nada forçado. Daí a genialidade de como foi produzido. Cada pessoa acaba se emocionando por seu próprio motivo. Ou porque se identifica com algum personagem, ou porque enxerga situações familiares. Não há nada visualmente agressivo. Mas, por muitas vezes, as sugestões podem causar ainda mais impacto no espectador.
O Netflix costuma indicar que pulemos encerramentos. Mas, cada episódio tem um encerramento diferente. Então vale muito a pena assistir. Inclusive pela linda música final. A dublagem brasileira dá um tom suave. Possivelmente, Kotaro foi um anime muito diferente do que os dubladores já fizeram. Os textos são sérios, porém não são duros.
Kotaro vai morar sozinho é daqueles animes que poderiam tranquilamente serem exibidos à noite após uma novela, que causaria um grande impacto especialmente nos adultos. E inclusive, a gente se pega pensando em um fato: como nós mesmos lidaríamos se encontrássemos um Kotaro em nossas vidas?
0 Comentários