Ririsa, uma garota em 2.5D

Ririsa, uma garota em 2.5D 2.5次元の誘惑 é certamente um dos mais gratos animes de 2024. Foram raras as vezes que fizemos resenhas de títulos ainda em andamento, mas Ririsa merece uma atenção diferenciada.

Baseado no mangá de Yū Hashimoto, o anime está disponível no streaming do Anime Onegai, que além da exibição também é responsável pela dublagem. Também está disponível com dois episódios de “atraso” no Prime Video. Por fim, está em versão gratuita, mas também com alguns episódios em “atraso” no Youtube da AnimeOnegai.

Na história, Masamune Okumura é presidente de um clube de mangás, completamente apaixonado por Liliel. Ela é uma personagem de anime/game/mangá e o protagonista diz ter olhos somente para ela. Só que em meio a nerdice do rapaz, aparece Lilysa (Ririsa) Amano, uma colega que também é completamente apaixonada pela Liliel. A garota quer ser como a personagem e a forma que tem para demonstrar isso é fazendo cosplay.

 

Daí inicia-se a “jornada” otaku de ambos personagens. Outras cosplayers surgem e trazem toda sua paixão pelo cosplay. Contudo, uma delas é especial. A professora Mayura Hanyū é, em segredo, uma das quatro grandes “deusas” cosplayers da atualidade. Só que somente uma amiga dela e Masamune sabem disso.

Por falar de cosplay, o enredo logo lembra outra história, My Dress-Up Darling. Mas, é só o mote principal mesmo que lembra, já que as duas histórias são muito diferentes. E um dos pontos que mais chama a atenção é justamente em relação à professora. Mayura pensa em largar o cosplay porque a sociedade não entende. E ela teria que ter uma postura “adulta” sendo professora, sempre com a aparência de respeitável e responsável. Por que pega tão fundo no coração a situação dela?

Aqui fica um registro pessoal: sendo uma mulher adulta já perto dos 50 anos, gostar de animes e outros desenhos animados e mangás ainda é estranho para a sociedade. Quando iniciei a vida nerd nos anos 1990, a sociedade sempre viu este tipo de coisa como sendo ou para criança, adolescente ou para homem.

Somente agora as coisas têm começado a mudar um pouco. E talvez por isso a situação da professora chame tanto a atenção. O anime também mostra que existe certo respeito dentro da comunidade otaku japonesa para com as cosplayers. Algo que não se reflete fora do meio.

Por conta do tema, Ririsa, uma garota em 2.5D apresenta desenhos de personagens excelentes, e isso é especialmente necessário por causa das cosplayers. A versão dublada está muito boa, com Bianca Alencar sendo a Ririsa e Erick Bougleux como Masamune. Um anime quase que obrigatório para um fã de animação japonesa, principalmente se tiver mais idade e mais ainda se for mulher. E, o mais curioso, originalmente o mangá está na categoria shonen. Só que atinge em cheio o coração as garotas. 

Postar um comentário

0 Comentários