Look Back

 

Look Back ルックバック é um longa-metragem lançado em junho deste ano no Japão e que chega no dia 26 de setembro, próxima quinta-feira, nos cinemas brasileiros. O título é baseado na one shot de Tatsuki Fujimoto, o mesmo autor de Chainsaw Man. A versão em quadrinho de Look Back está disponível no Brasil pela Panini.

Na história, Ayumu Fujino é uma estudante cujos desenhos são publicados no jornalzinho da escola. Todos os colegas curtem os trabalhos dela, que se torna meio convencida por conta disso. Contudo, juntos com as tirinhas dela, outra estudante passa a ter tirinhas também publicadas. Trata-se de Kyomoto, uma garota que não freqüenta presencialmente à escola.


Os desenhos de Kyomoto acabam causando uma sensação completamente diferente em Fujino, que desiste dos desenhos. Só que, ao conhecer pessoalmente Kyomoto, as duas se tornam grandes amigas e parceiras de trabalho. Inclusive, chegam a ganhar um bom prêmio em dinheiro em um concurso.

O anime conseguiu pegar a essência do mangá. É muito bonito visualmente. Inclusive, melhorou demais os trejeitos das duas garotas.  A direção de fotografia de Kazuto Izumita deu uma vida diferente à obra. Sequências que mudavam com os diversos quadrinhos e viradas de páginas no mangá, na versão animada tiverem este desenvolvimento com as diversas alterações de luz, denotando a virada dos dias.

 

A produção do estúdio Durina conta com a direção de Kiyotaka Oshiyama, que também atuou no roteiro e design de personagens. Oshiyama também foi key animation de (The) First Slam Dunk, o que tornou a animação de Look Back um tanto familiar. Outro ponto que chama a atenção é a trilha sonora de Haruka Nakamura, responsável pelos arranjos de (The) Ancient Magus' Bride.

Look Back é um anime que pode ser visto mesmo quem não conheça o mangá. E, caso o leitor desta resenha já tenha lido a versão em quadrinho, abaixo segue comentário com spoiler.

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COM SPOILER a partir daqui.

Certamente, o momento mais impactante é quando Fujino descobre sobre o falecimento de Kyomoto. Um dos elementos de produção mais significativos é, certamente, o “silêncio ensurdecedor” que Fujino apresenta. Por mais que falemos e pensemos palavras bonitas, o fato é que a morte é o fim de um ciclo.

Não podemos mais conversar com a pessoa, nem brigar, nem sentir. E tudo isso é bem posto nos sentimentos de Fujino. Faz-nos pensar em ter cuidado com nossas próprias palavras para com os outros. E como devemos aproveitar a presença de pessoas queridas para nós. Um título que traz a luz este tipo de reflexão. 

E como uma pessoa pode salvar outra de diversas maneiras diferentes. Kyomoto salvou Fujino em continuar melhorando no desenho, salvou para que Fujino NÃO desistisse dos desenhos, e salvou novamente para que Fujino continuasse a desenhar. Anime essencial.


 



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