O serviço de entregas da Kiki

 

O serviço de entregas da Kiki 魔女の宅急便 é um anime que mesmo tendo 35 anos já, continua muito ternurinha e bem feito. Lançado no Japão em 1989, atualmente está disponível no Netflix. Mas em tempos passados foi lançado em VHS, DVD e também chegou a ser um “hit” nas lojinhas da Liberdade no início dos anos 2000.

A história traz a jovem Kiki. Quando uma bruxa, que é o caso dela, completa 13 anos, a garota tem que sair em treinamento. No que consiste o treinamento não fica muito claro. Mas, o que se infere é que a bruxa tem que sair pelo mundo e “viver”. Ela acaba indo parar uma cidade de tamanho médio a grande.

No local, as pessoas estão relativamente acostumadas com a presença de bruxas. Como Kiki não é lá muito habilidosa, ela acaba fazendo algo muito útil em qualquer lugar: um serviço de entregas de qualquer coisa. No início ela é meio atrapalhada, mas acaba exercendo bem o trabalho.

O anime é dirigido nada mais e nada menos por Hayao Miyazaki, vencedor de dois Oscares por A Viagem de Chihiro e O Menino e a Garça. Como dissemos, apesar da “idade”, Kiki envelheceu bem e continua visualmente bom e recente. Miyazaki mostrava todo seu talento e sem se repetir, coisa que anos depois viria a acontecer.

Por ter vendo ao Brasil em diversos momentos diferentes, O serviço de entregas da Kiki recebeu diversas dublagens com vozes, tradutores e diretores diferentes. A versão atual disponível no Netflix tem Sicilia Vidal interpretando a protagonista. Ela e todos os demais profissionais ficaram muito bons e com tons agradáveis de ouvir. Um título que merece ser assistido especialmente para quem deseja um trabalho bem “good vibes”. 

O serviços de entregas da Kiki ainda é tão importante no Japão, que recentemente a personagem-título foi protagonista de uma campanha publicitária do McDonalds, em que a jovem distribuía os produtos da empresa.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Acho que vale a menção que o livro que originou o filme saiu aqui no Brasil pela Estação Liberdade. Sobre o filme em si, ainda não vi, mas Miyazaki é muito bom criando obras atemporais!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é um amorzinho. Acho que já assisti umas duas ou três vezes. Ótima crítica.

    ResponderExcluir