More than Words é um mangá nacional que pode ser adquirido em festivais como o CCXP ou Anime Friends nas áreas de artistas, ou diretamente com as autoras, especialmente Ju Loyola e também Laica Chrose. Ela está presente em diversas redes sociais.
A história traz Fabiano, um estudante que tenta socializar, mas tem dificuldades por conta de sua deficiência auditiva. Ele acaba conhecendo Isabel, jovem extrovertida e assim, inicia-se uma bonita amizade. Há algumas referências curiosas que ajudam a unir os dois como as fitas K7 e Angry Birds.
A obra é visualmente muito bonita. Inclusive, o traço de personagens foi o primeiro fator para o interesse em conhecer More than Words. Daí, ao folhear o material, outro ponto chama atenção. O mangá é feito em 99% sem texto escrito. Suas sequências são com base em comunicação visual.
E aqui há algo interessante. Uma das autoras, a Ju Loyola, tem deficiência auditiva. Talvez ela não tenha ideia do impacto de sua história para pessoas com outras deficiências. Eu, por exemplo, tenho algumas limitações visuais. Especialmente com letras miúdas. Ler um mangá com comunicação visual clara e simples atinge positivamente em cheio pessoas com limitações diversas.
Além da questão estética, as situações que ocorrerem em More than Words trazem divagações e lembranças para muitos leitores. Certamente, o bulliyng é algo que pessoas com deficiência já passaram. E em particular quem NÃO tem uma deficiência tão aparente. Material interessante a ser adquirido.
1 Comentários
Ju loyola é bruta demais, no bom sentido, claro! Ela já tava em atividade na época da Animax e até hoje não parou! Ela tem um punhado de quadrinhos mudos muito legais e já foi premiada no Japão no Silent Manga Awards.
ResponderExcluir