SHIMONETA (18+)

 

ATENÇÃO: texto com conteúdo e imagens com sexo.

Recomendação: 18 anos.

SHIMONETA: A Boring World Where the Concept of Dirty Jokes Doesn’t Exist  下ネタという概念が存在しない退屈な世界 é daqueles títulos que a gente descobre por indicação e que se torna uma grata surpresa. É baseado na light novel de Hirotaka Akagi (história) e Eight Shimotsuki (ilustração), cujo lançamento foi em 2012. Posteriormente, estes artistas trabalharam na versão em HQ. Tanto no mangá e anime são um pouco mais recentes, lançados em 2015.

Na história, o Japão se torna o verdadeiro bastião da moralidade mundial. Palavras e erotismo em imagens são banidos do país e quem fala ou propaga atos apontados como obscenos são considerados "terroristas". O primeiro a se revoltar com o moralismo exagerado foi o pai de Tanukichi Okuma. O rapaz vai para uma escola modelo de moral e conhece Ayame Kajō, que secretamente é líder do grupo terrorista SOX. A partir daí inicia-se a jornada contra o sistema que oprime os sentidos básicos de sexualidade dos seres humanos.

O anime é uma grande tiração de sarro do excesso de moralismo que muitas pessoas dizem ter. E algumas coisas chamam a atenção. Uma delas é a personagem Anna, que apesar de ser a líder escolar anti-perversão, é uma figura que não sabe lidar com os sentidos. São dela as cenas com teor sexual mais intensos. A moça pretende ser certinha, mas perde totalmente a compostura na presença de Okuma. Ela é a personificação das pessoas certinhas que querem que os outros sejam reprimidos, mas ela própria é pervertida.

Apesar da classificação 18 anos do Crunchyroll, por muitas vezes parece exagerada tal classificação. Supostamente há palavras de baixo calão em SHIMONETA, mas a nós algumas soam até mesmo bobinhas. Talvez porque estejamos acostumados com expressões mais pesadas no cotidiano, música, seriados, filmes.


Há especialmente algumas referências à masturbação e sexo oral. A sequência mais intensa está no último episódio, protagonizada justamente pela Anna e Okuma. Mas, a nós, parece que Bastard 2022 ou Kuzu no Honkai (Scum's Wish) teriam mais motivos para ter classificação 18 anos. Entendemos que 16 anos estaria bom demais como recomendação, já que nada é tão explicito assim.

SHIMONETA: A Boring World Where the Concept of Dirty Jokes Doesn’t Exist é um anime divertido e que vale a pena ser visto. Uma pena não ter recebido dublagem nacional. A tradução brasileira ou inclusive os próprios dubladores tornariam o título ainda mais engraçado, tamanha quantidade de expressões obscenas em língua portuguesa como, por exemplo, os milhares de substantivos para expressar a palavra pên1s.

Postar um comentário

0 Comentários